Em uma colorida e cheirosa horta vivia uma caracol meiga e determinada. Era sonhadora, um de seus maiores sonhos era o de ser corredora, correr para conhecer o mundo além de sua horta. Não que ela não gostasse de viver entre as alfaces e as cenouras, pelo contrário, a caracol era muito feliz e grata por morar em um lugar tão gostoso e com tantos alimentos saborosos, era realmente tudo que um caracol precisava.
           
Como todo caracol, ela era lenta em relação aos outros animais, porém sua imaginação era fértil e ágil como um foguete. Suas imaginações de como seria o mundo além do cercado lhe deixava cada vez mais motivada a querer ver tudo isso de perto. Como seria viver em outros lugares e poder conhecer outros animais, outros alimentos, outro tipo de terra? Tudo isso era no mínimo muito interessante e animava a vida da vagarosa caracol.
            
Todo dia bem cedinho, antes de começar o treinamento, a doce caracol comia uma bela folha de agrião, beliscava umas salsinhas e aproveitada o adubo macio e ainda úmido de orvalho.
            
Enquanto deslizava e suava, sua cabeça não parava de imaginar e se encher de perguntas:
            
“Será quantos animais vivem pelo mundo? O que será que eles comem? Como são suas casas? O que gostam de fazer? E quais são seus sonhos?”
           
Certo dia, em seu treinamento diário, a caracol foi interrompida por uma lesma:

- Me canso só de te ver correr, ou melhor, tentar correr. Posso saber pra que a pressa?

- Estou correndo atrás do meu sonho. Se fosse você faria o mesmo. – Respondeu a Caracol determinada.

- Caracol, sejamos realistas: caracóis e lesmas não foram feitas para correr atrás de nada. - Disse a dona lesma.

- Dona lesma, se você acredita que pode, você tem razão. Se você acredita que não pode, também tem razão. Eu prefiro acreditar que posso. Se fosse você também acreditaria. - Respondeu a caracol, deslizando pra lá e pra cá.

- Mas até uma formiga anda mais rápido que você! - Disse a lesma.

- Tem razão, mas hoje estou correndo três vezes mais que a semana passada. Em breve estarei pronta para conhecer o mundo. - Respondeu a caracol sem parar o treino.         
 Ouvindo a força de a vontade e a determinação da caracol, a dona lesma ficou pensativa, ela nunca tinha visto alguém que acreditava tanto em si mesmo.

- Então você acha que eu posso mudar e também posso realizar meus sonhos?  - Perguntou a lesma desconfiada.

- Tenha certeza que sim, acredite mais e comece a agir com todo seu coração e tudo dará certo. - Respondeu a caracol.
           
 E após conversar com a Caracol, a lesma saiu cheia de esperança e vontade de mudar também, de fazer algo diferente.
           




A Caracol seguiu seu sonho e foi-se embora, atravessou a cerca e seguiu seu caminho. Logo todo um mundo se fez lá fora diante de seus pequenos olhos. Quanto cheiros, cores e sabores diferentes. Quantos animais, casas e histórias. Quanto sonhos realizados e novas aprendizagens. Era tudo muito maior e melhor do que ela havia imaginado.
          

Seu coração se transbordou de gratidão. E quanto mais ela corria pelo mundo, mais ela tinha certeza que todo seu esforço valeu a pena. E que a vida fica muito mais alegre e divertida quando a gente sonha e corre atrás. Todos somos capazes, basta querer!!!




Deixe um comentário