Em um solo seco e arenoso, surgiu um buraquinho. Neste solo raramente chovia e nada nascia, saiu do buraquinho uma minhoca fraquinha que mal conseguia rastejar.

Naquele solo não havia vegetação, e para viver quase não tinha condição. Com muito esforço, a minhoca percorria persistente atrás de um novo chão.

O lugar mais seguro para uma minhoca é embaixo da terra, do lado de fora existem perigos de montão. Mas isso não desmotivava a pequena minhoca que parecia frágil, mais tinha muita determinação em procurar um novo chão. 

Do solo seco de onde a minhoca saiu, todos os vizinhos repetiam sempre a mesma coisa:


- Não seja atrevida, aqui você é minhoca, mas lá fora é comida!

Imagina! A minhoca só procurava uma vida mais tranquila, e no solo seco ela mal sobrevivia. O que há de mal buscar uma nova vida?! Apesar dos riscos, agora do lado de fora ela vivia! Muitas vezes a gente precisa pensar diferente e seguir em frente, para ser feliz, para ficar contente!

Conforme a minhoca se rastejava, um mundo em sua frente se formava e ela ia aprendendo sobre tudo o que encontrava. Fez amizade com vários animais diferentes e que levará para sempre em seu coração. Aprendeu sobre cada estação e viu como a vegetação se transformava. O mundo do lado de fora parecia um espetáculo, uma linda apresentação.

Até que no seu caminho surgiu um passarinho, e a minhoca sabia o que aconteceria, e deu seu último suspiro.

Foi pega pelo passarinho que subiu no alto de um coqueiro. De bico pronto para se alimentar, a esperançosa minhoca tentou conversar:

- Passarinho, deixe-me fazer um último pedido!

O passarinho, mesmo assustado colocou a minhoca de lado:

- Que minhoca mais atrevida, perca a esperança, será comida!

Sem perder tempo, a minhoca fez seu pedido:

- Saí de um solo seco e sem vida, quase sem rastejar, vi de tudo no mundo aqui fora. Fiz minha escolha e não tenho do que reclamar. Mas havia algo que eu nunca tinha visto: como é lindo o mundo visto do bico de um passarinho. Peço que voe comigo por um instante, será meu ultimo pedido.

O passarinho geralmente fica mal humorado quando está esfomeado, mas com um pedido tão nobre, seu coração foi tocado. Com delicadeza ajeitou a minhoca em seu bico e partiu sem rumo.

O que parecia o fim, como foi ao sair daquele buraquinho do solo seco, era mais uma vez um começo. E uma linda amizade se fez.




Faça o download desta história clicando aqui, é grátis :)




4 Comentários

  1. Q nosso último pedido seja tão forte qto ao da minhoquinha q venha um mundo cheio de paz, amor,fé e sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. Muito linda essa história! Uma bela reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Foi muito bom ler para as minhas crianças.

    ResponderExcluir